Dias 19 e 20 de junho de 2024
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
.
Sobre o evento
Programação
Palestrantes
Restaurantes próximos
.

SOBRE O EVENTO

Nos dias 19 e 20 de junho, realizaremos o IV Seminário Internacional de Gestão Educacional – Dados e evidências para transformações pedagógicas, no Cine Marquise, em São Paulo (SP).

O objetivo do encontro é discutir o valor e o impacto das evidências e do uso de dados para gestão pedagógica, a partir das instâncias das redes de ensino (secretaria, regional e escola), das etapas do processo de gestão e de outras dimensões, como currículo, formação de professores e outros.

Teremos a participação de especialistas nacionais e internacionais, que irão debater o tema em diálogo com o futuro das avaliações educacionais, a aprendizagem dos estudantes e as novas tecnologias.

PROGRAMAÇÃO
 
19 DE JUNHO - TARDE
 
13h00 – 14h00
Credenciamento

 
14h00 – 14h30
Abertura
Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)

 
14h30 – 15h30
Mesa 1 – Informações e desinformações no mundo contemporâneo: dilemas para formulação das políticas públicas 
Pablo Ortellado (EACH – USP)
Ricardo Paes de Barros (Insper)

 
15h30 - 17h30
Mesa 2 - Dados e evidências na gestão pedagógica: a fronteira entre emancipação e controle 
Constance A. Lindsay (UNC School of Education)
Fernando Carnauba (Stanford)
Paula Louzano (UDP) 
Rachel Lotan (Stanford)

 
17h30 – 18h30
Lançamento websérie Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação
Benillda Brito (Múcua Consultoria) 
Silvani Valetim (CEFET-MG/ABPN)
Izamara Cristina (UFU)
  

 
18h30 – 19h30
Coquetel
 

 

20 DE JUNHO
 
08h30 - 09h00
Credenciamento + café da manhã



 
09h00 - 09h30
Abertura

 
09h30 - 11h00
Mesa 3 – Como estamos hoje?  O papel dos dados e evidência no status quo da gestão pedagógica
Ana Cristina Oliveira (Unirio/CPTE - Instituto Unibanco)
Daniel Santos (Lepes e FEA/RP)
Marcelo Jerônimo (SEDUC-RS)

 
11h00 – 12h30


Mesa 4 - Diálogo com as redes estaduais e suas estratégias futuras nas intervenções pedagógicas 
Alessandra Oliveira de Almeida (SEDUC-GO)
 
Andrea Guzzo (SEDUC-ES)

Kelem Carla Santos de Freitas (SEDUC-CE)

Rodrigo Torres (SEDUC-PI) 
Wagner Eustáquio Oliveira da Costa (SEE-MG)

12h30 – 14h00
Almoço

 
14h00 – 15h30
Mesa 5 - O futuro das avaliações educacionais: riscos e oportunidades
Francisco Soares (UFMG)
Jorge Lira (UFC)
Rafael Korman (Data Wise)

 
15h30 – 17h00

Mesa 6 - De olho no futuro: Inteligência artificial, ciência de dados e os rumos da educação 
Alessandra Debone (NEES)

Lucia Santaella (PUC-SP)
Luciano Meira (UFPE e Proz Educação)

17h00 – 18h00
Encerramento
Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)

 
 
PALESTRANTES
Alessandra_Debone_200x200px ALESSANDRA DEBONE

Experiência em gestão no poder executivo estadual e municipal e atualmente se dedica ao design e implementação de programas inovadores e políticas públicas que integram inteligência artificial na educação e governança de dados educacionais. Como integrante do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da UFAL, é responsável pelo desenho e implementação do Programa Governança de Dados Educacionais e a captação de dados da Educação Básica, incluindo a sistematização de dados para o Programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação. 

Ana_Cristina_Oliveira_200x200px ANA CRISTINA OLIVEIRA

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Doutora (Bolsista PDJ, CNPq), Doutora e Mestre em Educação pela PUC-Rio. Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: gestão escolar, liderança, clima escolar e implementação de políticas públicas, tendo publicado artigos nesta área.

andrea_guzzo_200x200px

ANDREA GUZZO

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, com especialização em Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Foi Gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, da qual é servidora efetiva.

Benilda_Brito_200x200px

BENILDA BRITO

Estudou Pedagogia e especializou-se em Psicopedagogia, Políticas Públicas e Direitos Humanos. É militante do Movimento Negro e feminista, desde a década de 80. Mãe de Addaê Abaré, Alayê Imirá e Ayana Odara, Avó de Enan Miguel, coorde nou o Nzinga – Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte e mantém sua dedicação incansável na luta contra o racismo, a homofobia e todas as formas de preconceito e discriminação. Mestranda em Gestão Social/CIAGS – UFBA, coordenadora do Programa de Direitos Humanos do ODARA – Insti tuto da Mulher Negra e membro do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres

Constance_lindsay_200x200px

CONSTANCE A. LINDSAY

Professora assistente de liderança educacional na Escola de Educação da UNC Chapel Hill. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Política Social pela Northwestern University em 2010. Sua pesquisa se concentra na criação e manutenção de uma força de trabalho de educadores diversificada e de alta qualidade, e na compreensão de como políticas e práticas contribuem ou mitigam lacunas raciais na educação. Sua pesquisa serviu como base de evidências para várias ações políticas e relatórios sobre diversidade de professores nos níveis federal, estadual e local. Bacharel em economia pela Duke e mestre em política pública pela Georgetown.

Daniel_santos_200x200px

DANIEL SANTOS

Professor associado de Economia na Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago
Em 2011, criou com colegas o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES), que hoje tem mais de 100 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento dedicados aos temas de qualidade na educação infantil, conceitos e práticas de desenvolvimento integral na educação básica, transição da escola para o mundo do trabalho e organização coerente de sistemas educacionais.

 

Fernando_Carnauba_200x200px

FERNANDO CARNAUBA

Professor Assistente na Stanford Graduate School of Education. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade de Columbia e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo. É co-fundador do Instituto Canoa, instituição sem fins lucrativos voltada à formação de professores de escolas públicas brasileiras. Em parceria com o Centro Lemann da Universidade de Stanford, o Instituto Canoa desenvolve o PED Brasil, uma rede de programas de formação de professores que inclui mais de 20 universidades brasileiras.
 

Francisco_soares_200x200px FRANCISCO SOARES

Doutor em Estatística pela Universidade de Wisconsin-Madison, com residência pós-doutoral em Educação pela Universidade de Michigan. É professor titular aposentado da UFMG, onde continua suas atividades de pesquisa no Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game). Foi o primeiro presidente eleito da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Em 2012, Chico Soares recebeu o prêmio Bünge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional. De fevereiro de 2014 a fevereiro de 2016, ele presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atualmente, é membro do Conselho Nacional de Educação.  Na UFMG, ocupou cargos de gestão, como os de diretor do Instituto de Ciências Exatas e de pró-reitor de Pesquisa.

Izamara_200x200px IZAMARA CRISTINA

Graduanda em Direito na Universidade Federal de Uberlândia, associada da ABPN. Participante do Projeto Afrocientista em 2020 (1ª edição) a partir do Núcleo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étnico-Raciais (Geplafro Yalodê/MG).

Joao_marcelo_200x200px JOÃO MARCELO BORGES
Jorge_Lira_200x200px

JORGE LIRA
Professor titular do Departamento de Matemática da UFC. Realizou diversos estágios como professor visitante em Stanford, Université Paris VII, Hausdorff Institute e Universitá di Milano, dentre outras instituições. É pesquisador do CNPq nível 1B e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC no período de 2019 a 2021. Foi membro do Conselho Técnico-Científico do IMPA e da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática. Desde abril de 2018, é o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará (UFC/FUNCAP/SEDUC), coordenando projetos de avaliação, acompanhamento e proposição de políticas públicas educacionais no estado. Atualmente, coordena o Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) na Universidade Federal do Ceará.

Kelem (1) KELEM CARLA SANTOS DE FREITAS

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Professora da Rede Estadual de Ensino. Especialista em Metodologias de Ensino em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela ICETEC/SP (2017). Mestranda em  Politicas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. É Coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem (Coade)

 
Lucia_Santaella_200x200px

LUCIA SANTAELLA
É pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez doze estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 285 mestres e doutores. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Luciano_Meira_200x200px LUCIANO MEIRA

Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA, 1991), Mestre em psicologia cognitiva e Bacharel em pedagogia. Atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador da Cesar School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e Coordenador de Ciência e Inovação da PROZ Educação, uma empresa de educação profissional e tecnológica. É Lemann Fellow, através da Stanford University na qualidade de Visiting Scholar no Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil.

Maria_Julia_200x200px MARIA JULIA GOUVEIA
Nubia_200x200px NÚBIA SOUZA
Pablo_Ortellado_200x200px PABLO ORTELLADO

Bacharel e doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com pós-doutorado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Tem  atuação marcante na pesquisa empírica sobre a cultura digital e suas implicações políticas. Também se destaca na análise da agenda política nacional em colunas e artigos na imprensa. Colunista do Jornal  O Globo.

Paula_Louzano_200x200px PAULA LOUZANO

Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (1994) com doutorado em Política Educacional pela Universidade de Havard (2007) e mestrado em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford (1999). Trabalhou no Escritório Regional da UNESCO para América Latina e Caribe, em Santiago, Chile entre 2001 e 2004 na área de estatísticas educacionais. Foi professora do Departamento de Administração e Economia da Educação da FE-USP entre janeiro de 2012 e junho de 2013. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação da Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, no Chile.

Rachel_Lotan_200x200px

RACHEL LOTAN
Professora Emérita na Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford. Atuou como Diretora do Programa de Educação de Professores de Stanford (STEP) de 1999 a 2014. Atualmente, ela dirige o Programa de Instrução Complexa em Stanford, onde continua a liderar pesquisas e disseminação da Instrução Complexa, uma abordagem pedagógica para construir salas de aula equitativas, excelentes e democráticas.
Desde 2016, é Diretora de Teoria, Prática e Planejamento Estratégico do Programa de Educação Docente Brasil, no Centro Lemann da Universidade de Stanford.
Seu trabalho está na intersecção da pesquisa sobre ensino e aprendizagem, sociologia da sala de aula e escolas e ensino como profissão. Foi autora e coautora de vários artigos, capítulos de livros, relatórios técnicos e apresentou em conferências internacionais e nacionais e organizações educacionais. Em 2014, ela publicou a 3ª edição de Designing Groupwork: Strategies for the Heterogeneous Classroom, originalmente escrito por E.G. Cohen, e atualmente está trabalhando na 4ª edição deste livro. 

Rafael_Korman_200x200px

RAFAEL KORMAN
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul no Brasil (PUCRS) com doutorado-sanduíche na Harvard Graduate School of Education, sendo o primeiro educador certificado na América Latina no projeto Data Wise, que auxilia educadores em mais de 150 países a trabalharem com evidências de avaliação para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos. Ele começou como assistente de professor de matemática em um curso pré-vestibular e se graduou em Engenharia de Produção na UFRGS, seguido por sua tese de mestrado sobre a reforma curricular em Educação em Engenharia na mesma instituição. É cofundador e diretor da Autonomia, uma organização focada no desenvolvimento da autonomia dos alunos na aprendizagem, através do hábito de estudo, da iniciação científica e autonomia dos professores por meio de oficinas e palestras. A partir de 2023, cria o Instituto DEEP Nexus, organização pioneira da implementação do Data Wise na América Latina.
 

Ricardo_Madeira_200x200px RICARDO MADEIRA
Ricardo_paes_barros_200x200px RICARDO PAES DE BARROS

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina. Em 2015, deixou o serviço público, assumindo a Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, onde se dedica ao uso de evidência científica para identificação de grandes desafios nacionais e para a formulação e avaliação de políticas públicas, cobrindo os temas de produtividade do trabalho, educação, primeira infância, juventude, demografia, imigração, além dos tradicionalmente recorrentes em sua trajetória, desigualdade, pobreza e mercado de trabalho.

Rodrigo_Torres_200x200px RODRIGO TORRES

Servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Mestrado e Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Foi Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Também atuou no Ministério da Educação e no Ministério de Direitos Humanos, onde foi Chefe de Gabinete. Na Enap, Escola Nacional de Administração Pública, atuou como Diretor de Educação Executiva, como Chefe de Gabinete e como Coordenador-Geral de Especialização.

Silvani_200x200px SILVANI VALENTIM

Docente do CEFET-MG. Coordenadora do projeto Afrocientista – 2020 até o presente. Diretora de Relações Internacionais da ABPN. 

Tiago_Borba_200x200px TIAGO BORBA
SUGESTÕES DE RESTAURANTES PRÓXIMOS AO LOCAL DO EVENTO
RESTAURANTE ENDEREÇO FAIXA DE VALOR
A Casa de Antonia Conjunto Nacional - acesso pela Livraria Cultura $$$
Athenas Rua Augusta, 1449 $$
Bassano Rua Haddock Lobo, 577 $$ - desconto participantes seminário
Blue Note Conjunto Nacional 3º andar $$$
Gubella Grill Rua Haddock Lobo, 593 $$ - desconto participantes seminário
Gula Gula Rua Padre João Manuel, 109 $$$
Gusto Rua Augusta, 1933 $$
Manai Gastronomia Rua Augusta, 1605 $$
Perseu Coffee House Alameda Santos, 2159 $$$$
Ráscal Alameda Santos, 2152 - Conjunto Nacional $$$
Santo Garfo Grill Alameda Santos, 1307 $$ - desconto participantes seminário
Facebook Instagram YouTube LinkedIn Twitter
São Paulo
Avenida Paulista, 2.073, Galeria “E”
Conjunto Nacional, Horsa II - 7º e 8º andares
CEP 01311-940, Cerqueira Cesar/ SP
Tel.: (11) 2587-6612
 
Rio de Janeiro
Rua Uruguaiana, 94, 9º andar
Centro da cidade
CEP 20050-091 Rio de Janeiro, RJ
Tel.: (21) 3257-7850