.
.

28 de Agosto de 2025 

Sobre o evento
Programação
Palestrantes
.

SOBRE O EVENTO


​​​​​​Garantir aprendizado de qualidade para todos segue sendo um dos principais desafios do Brasil, mas também uma das maiores oportunidades de transformação. A pandemia expôs ainda mais as desigualdades, aprofundou vales de aprendizagem e, principalmente, evidenciou a urgência de se investir em soluções mais estruturantes e eficazes.  

Neste cenário, a Recomposição das Aprendizagens ganhou destaque no debate público e embora isso tenha impulsionado importantes iniciativas, ainda há espaço para – e necessidade de - qualificar as respostas e acelerar o impacto, sobretudo na redução das desigualdades e na elevação consistente dos resultados de aprendizagem.  

O seminário Recomposição e Avanço das Aprendizagens quinto da série de seminários internacionais sobre Gestão Educacional oferecidos pelo Instituto Unibanco à comunidade da educação pública do país, nasce com o propósito de contribuir para esse avanço.  

Vamos lançar luz sobre experiências e estratégias em curso, boas práticas existentes, provocar reflexões críticas e, sobretudo, buscar caminhos que fortaleçam políticas públicas permanentes, centradas no direito à aprendizagem.  

Mais do que uma reação pontual, é preciso construir um movimento coletivo. Um movimento que reconecte o jovem com a escola e com um processo de aprendizagem significativo, criativo e instigante, capaz de inspirar novos saberes e abrir horizontes de futuro. 



LOCAL:
Teatro Bravos
Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05426-010

.

INSCREVA-SE!

.

O CPF identificará o seu credenciamento.

(DDD) 9XXXX-XXXX

IMPORTANTE: No dia do evento, sua inscrição será identificada pelo seu CPF. Confirme o número antes de enviar.

.
.

PROGRAMAÇÃO


 
08h00 – 09h00
Credenciamento
 
09h00 - 10h00
Abertura

10h00 – 11h30
A Natureza da Recomposição e Seu lugar Como Orientadora das Políticas Públicas

11h30 – 13h00
O desenho das Políticas: Só Recomposição Basta?
 
13h00 - 14h30
Intervalo para Almoço
 
14h30 – 16h00
Implementando a Recomposição: da Teoria à Prática
 
16h00 – 18h00
Caminhos Para a Melhoria das Políticas
 
18h00
Encerramento 
.
PALESTRANTES
.
alessandraalmeida_125px

Alessandra Almeida
SEDUC-GO
Formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás- UFG, atualmente é Diretora Pedagógica na SEDUC Goiás, apoiando projetos e ações que envolvem as Superintendências de Ensino Fundamental, Médio, Atenção especializada, Colégios Militares, Desporto e Arte.  
 
 
alexsandro_125px

Alexsandro Santos
SEB-MEC
Gestor público e pesquisador com mais de 20 anos de atuação na formulação, coordenação e avaliação de políticas públicas de educação, com foco em equidade, qualidade e justiça social. Tem experiência acumulada em funções de direção em governos, organismos internacionais, redes de ensino e instituições acadêmicas, liderando estratégias intersetoriais voltadas à garantia de direitos, à superação das desigualdades educacionais e à melhoria dos resultados de aprendizagem. 
.
.
Alonso-Sanchez_125px

Alonso Sánchez
Banco Mundial
Alonso Sánchez tem mais de 15 anos de experiência liderando projetos operacionais e de pesquisa em educação e desenvolvimento humano em mais de 20 países, e hoje atua junto a Educational Global Practice do Banco Mundial, mais especificamente junto a América Latina e Caribe. Se especializou em políticas de apoio ao desempenho de professores, estratégias curriculares e pedagógicas com foco em alfabetização e matemática fundamentais e na acumulação de capital humano e, recentemente, liderou uma equipe que analisou estratégias de recuperação e aceleração da aprendizagem para ajudar países a lidar com as perdas causada pela pandemia de COVID-19. Alonso possui diversas publicações sobre políticas educacionais e é Doutor em Educação pela Universidade de Harvard, com especialização em economia da educação. 
andrea_125px

Andrea Guzzo
SEDUC-ES
É formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina com pós-graduação (lato sensu) em Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em 2012 foi localizada na Gerência de Ensino Médio como técnica pedagógica e em 2014 assumiu a Gerência de Ensino Médio até maio de 2019, quando foi nomeada Subsecretária de Educação Básica e Profissional até a atualidade. 
.
.
cida_bento_125

Cida Bento
Ceert
Doutora em Psicologia pela USP, escritora e pesquisadora, foi eleita pela revista britânica The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade. Além de co-fundadora do CEERT, atualmente ocupa o cargo de Conselheira da Instituição. 
 
 
DennisAlonzo_125px

Dennis Alonzo
Universidade de Sydney
Experiente avaliador de programas, designer de currículos e estatístico aplicado, tem como área de interesse a Avaliação para a Aprendizagem (AfL) e esteve envolvido em diversos projetos de pesquisa em diferentes tópicos, incluindo experiências de TI para alunos, aprendizagem combinada e online, avaliação baseada em padrões e análise de aprendizagem. Foi ex-reitor de Educação da Universidade do Sudeste das Filipinas antes de ingressar na UNSW e fundou o Asia-Pacific Assessment and Curriculum Studies (APACS), que lida com investigações críticas para abordar questões ideológicas, teóricas, conceituais, organizacionais e práticas em avaliação e currículo em ambientes escolares e de ensino superior.  
.
.
DivyaArora_125p

Divya Arora
Pratham
Diretora Associada de Programas na Pratham International, está envolvida nos esforços de design, gestão e engajamento governamental para adaptar as iniciativas inovadoras da Pratham no Sudeste Asiático, Oriente Médio, Norte da África e além. Possui pós-graduação em Estudos de Desenvolvimento pelo Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento, em Genebra, e graduação em Estudos de Negócios pela Universidade de Delhi.  
 
 
ig_125px

Ig Bittencourt
NEES
Ig Ibert Bittencourt é Cientista da Computação, Psicólogo, Pesquisador Visitante da Escola de Educação da Universidade Harvard e um dos co-fundadores do IA.Edu - Instituto de Inteligência Artificial na Educação, e do NEES - Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais. Ig é um dos cunhadores do conceito de IA Desplugada na Educação e IA na Educação Positiva. É ainda titular da Cátedra da UNESCO em IA Desplugada na Educação e ganhou a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo. 
.
.
Maria-Jucineide-da-Costa-Fernandes125px

Maria Jucineide da Costa Fernandes
SEDUC-CE
​​​​​​Secretária Executiva de Ensino Médio e Profissional na Secretaria de Educação do Estado do Ceará desde 2021, é licenciada em História pela UERN e Mestre em Administração pela UFBA, possui ainda especialização em formação de professores pela UERN e, em gestão e avaliação da educação pública pelo CAED/UFJF.  Professora efetiva de História da rede estadual do Ceará desde 2004, foi diretora da EEM JOÃO BARBOSA LIMA, em Itaiçaba e da EEEP FRANCISCA ROCHA SILVA, em Jaguaruana. Foi coordenadora da regional de educação de Baturité - Crede08 (2013 a 2015) e da coordenadoria regional de Russas – Crede10 (2015 a 2021).  
Katia-Helena-Serafina-Cruz-Schweickardt_125px

Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt
MEC
Graduada em Agronomia e Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduada em Ciências Sociais e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, foi ainda Visiting Scholar no Teachers College da Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Atuou INCRA/AM e exerceu o cargo de Coordenadora Geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Em Manaus atuou como Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e como Secretária Municipal de Educação. Atualmente é Secretária Nacional de Educação Básica no Ministério da Educação e professora licenciada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas.  
 
 
 
.
.
katia_smole-125px

Kátia Smole
Instituto Reúna
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP na área de ensino de ciências e Matemática, possui mestrado em Educação, especialização e aperfeiçoamento em Matemática (USP) e graduação em Bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. É diretora executiva do Instituto Reuna, fundadora do Instituto Mathema de formação e pesquisa, Associada do Todos Pela Educação, membro do Movimento Pela Base, do Conselho Consultivo da Bett Brasil e do Politize, e foi Secretária de Educação Básica no MEC e membro do Conselho Nacional de Educação. É autora de diversas publicações na área de atuação e em experiência na área de Educação Matemática. 
 
 
Phill-Lambert_125px

Phil Lambert
Ex-General Manager da ACARA (Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority), da Austrália e pesquisador
​​​​​​Especialista em educação reconhecido internacionalmente, foi Diretor Regional (Sydney) e Gerente Geral da Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatórios. Liderou importantes revisões e reformas, teve diversos artigos e trabalhos publicados em periódicos, é autor de três livros, e em 2023, realizou uma importante revisão da Educação em Mudanças Climáticas para a UNESCO. É Professor Adjunto nas Universidade de Sydney e Normal de Nanquim, na China e apoia esforços de reforma educacional em vários países como consultor especialista e pesquisador tendo sido contratado por ministérios da educação em diversos países, incluindo o Brasil. É Diretor do Conselho do Instituto Reúna (Brasil), membro do Conselho Consultivo Educacional Marshall Cavendish (Singapura), e Embaixador Internacional do National College (Reino Unido). 
 
.
.
Vitor-Amorim-de-Angelo_125px

Vitor Amorim de Angelo
Consed 
Doutor em Ciências Sociais pela UFSCar, com passagem pela Sciences Po Paris e pós-doutorado na Université de Paris X-Nanterre, foi professor em universidades federais e, desde 2011, leciona na Universidade Vila Velha.  É o atual Secretário de Educação do Espírito Santo, cargo que ocupa desde janeiro de 2019. À frente da pasta, liderou avanços expressivos. Também presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) nos biênios 2021-2022 e 2023-2024, consolidando sua atuação de destaque no cenário educacional brasileiro. 
Viviane-Fernandes-Faria_125px

Viviane Fernandes Faria 
SEDUC-PI
Psicóloga com especialização em Gestão de Processos Educacionais pela ECA/USP, foi Diretora de Políticas de Educação do Campo, Educação Indígena e Educação para as Relações Étnico-raciais da SECADI/MEC, Consultora da UNESCO e OEI pelo MEC em Educação Inclusiva e Conselheira Estadual de Educação do Piauí. Atualmente é Superintendente de Ensino da Seduc - PI, Coordenadora de Educação Inclusiva do Instituto Dom Barreto e Diretora do Instituto Cáue- Redes de Inclusão. 
 
.
.
.
Facebook Instagram YouTube LinkedIn Twitter
São Paulo
Avenida Paulista, 2.073, Galeria “E”
Conjunto Nacional, Horsa II - 7º e 8º andares
CEP 01311-940, Cerqueira Cesar/ SP
Tel.: (11) 2587-6612